As estrias surgem devido ao rompimento das fibras elásticas e colágenas da pele, ou seja, devido ao estiramento do tecido além do limite que o mesmo pode suportar. O tratamento para estrias consiste em empregar técnicas específicas para suavizar ou até mesmo remover as marcas causadas por esta desordem estética. Apresentam-se de maneira sutil ou profusa e o seu aparecimento normalmente está associado com os seguintes eventos:
- gravidez
- efeito sanfona
- estirão de crescimento
- aumento de massa muscular
- aumento de gordura localizada
Primeiramente as estrias surgem na cor avermelhada. É nesta fase que o tratamento se torna mais eficaz, sendo interessante submeter-se a um tratamento estético. Durante este período, a lesão está passando por um processo inflamatório, o que aumenta as chances de serem visivelmente removidas.
Posteriormente, inicia-se o processo de cicatrização e as estrias tornam-se brancas e permanentes. Nesta etapa, elas podem ser apenas amenizadas, tornando-se mais finas e suaves.
Os locais mais frequentes para o surgimento das estrias são: glúteos, coxas, mamas e barriga. Nos homens surgem com mais frequência nos braços, costas e axila.
Fatores que contribuem para o surgimento de estrias:
- A utilização de roupas apertadas dificultam a circulação e movimentação da pele, favorecendo para o aparecimento de estrias e celulite.
- A falta de hidratação e nutrição da pele compromete a elasticidade do tecido, que se torna mais frágil quando submetido ao aumento de tamanho.
Uma alimentação balanceada é fundamental para obtenção das vitaminas necessárias para o bom funcionamento e manutenção do organismo, contribuindo para uma pele mais saudável e preparada.
Tratamento do Espaço Corpo
- A utilização da carboxiterapia no tratamento para estrias
- O Eletrolifting Corporal (Striatt) para estrias