A clínica Espaço Corpo conta com uma equipe de profissionais especializados que oferecem drenagem linfática em Campinas. Essa técnica de massagem é indicada para reduzir o inchaço corporal, aliviar a sensação de peso nas pernas, tratar celulites e pode até mesmo fortalecer as defesas corporais.
Quer entender como funciona e quais são as vantagens desse tratamento? Confira aqui essas e outras respostas sobre a drenagem linfática.
Para que serve a drenagem linfática?
Além das veias e artérias, nosso corpo possui um terceiro sistema com canais que promovem a circulação de fluidos ao longo do organismo – o sistema linfático. Essa rede é responsável por drenar o excesso de líquido das células, além de participar da eliminação de resíduos corporais e de diversos processos imunológicos. Em conjunto, os componentes transportados pelo sistema linfático recebem o nome de linfa.
Após circular por todo o organismo, a linfa é filtrada e recolhida pelo sistema circulatório, que posteriormente encaminhará os excessos e toxinas para eliminação através da urina. No entanto, algumas condições podem fazer com que uma grande quantidade de linfa fique acumulada entre as células, causando a chamada retenção de líquidos.
Além do inchaço e prejuízo estético, quem sofre com essa condição pode enfrentar desconfortos, sensação de peso nas pernas, dificuldade para se vestir e até mesmo problemas para realizar as atividades do dia a dia.
A boa notícia é que a retenção de líquidos pode ser controlada com o auxílio da drenagem linfática, uma técnica de massagem que estimula o movimento dos fluidos corporais e é capaz de facilitar a eliminação dos líquidos congestionados ao longo do organismo.
O que uma clínica de drenagem linfática pode oferecer?
A principal função da drenagem linfática é facilitar a eliminação do excesso de líquido acumulado entre as células. No entanto, os benefícios dessa técnica incluem ainda diversas outras vantagens para a saúde e a estética, como por exemplo:
-
Fortalecimento da imunidade corporal;
-
Estímulo da circulação sanguínea;
-
Prevenção e tratamento da celulite e de cicatrizes;
-
Combate à gordura localizada;
-
Ajuda na redução do estresse e do relaxamento.
A drenagem linfática tem importância especial em fases onde o organismo enfrenta mudanças bruscas, como o período pós-operatório e a gestação. Nesses momentos, o tratamento pode ainda trazer outras vantagens que facilitam a recuperação e a adaptação à nova condição.
Drenagem linfática no pós-operatório
A drenagem linfática no pós-operatório pode facilitar a cicatrização das lesões e acelerar a melhora de hematomas. Isso ocorre porque os movimentos da massagem favorecem a circulação sanguínea e, consequentemente, melhoram a nutrição e a oxigenação dos tecidos.
Geralmente, a primeira sessão pode ser feita em um prazo de 24 a 48 horas após a operação, mas esse tempo pode variar de acordo com o tipo de cirurgia e as condições do paciente. Por isso, antes de iniciar o tratamento, é muito importante consultar o cirurgião responsável pelo procedimento.
Drenagem linfática para gestantes
A drenagem linfática costuma ser indicada para gestantes a partir do terceiro mês de gravidez. O tratamento pode ser um ótimo aliado para o bem estar nesse período, já que é capaz de aliviar as dores nas pernas, evitar a formação de vasinhos e reduzir o inchaço típico dessa fase.
É importante consultar o obstetra responsável antes de realizar a primeira sessão.
O que é taping linfático?
Uma variação da drenagem linfática tradicional é o taping, também chamado de linfotaping ou taping linfático. Essa técnica visa maximizar a duração dos benefícios mencionados acima.
O método consiste na aplicação de fitas adesivas elásticas sobre o corpo do paciente em diferentes direções, definidas de acordo com os objetivos do tratamento. Esses materiais promovem uma leve tração sobre a pele que é capaz de liberar um espaço extra abaixo dela e, assim, favorecer a circulação dos líquidos que estavam congestionados.
As fitas adesivas são aplicadas sobre o tronco, braços, pernas ou rosto e devem permanecer coladas por um período de 3 ou 4 dias. Elas não restringem os movimentos e são resistentes à água.
Onde realizar o procedimento ?
Para que todos os benefícios da drenagem linfática sejam notados, é necessário que a massagem seja realizada corretamente por profissionais qualificados. Por isso, torna-se importante escolhar um local adequado, como uma clínica de drenagem linfática. Cada parte do corpo precisa ser tratada com movimentos diferentes a fim de encaminhar o excesso de linfa e toxinas para eliminação.
Além disso, a pressão exercida durante os movimentos também deve ser apropriada a fim de evitar hematomas, manchas vermelhas e dores locais. Se os movimentos forem realizados com força excessiva, é possível que ocorra o rompimento de vasos sanguíneos ou linfáticos e até pequenas lesões.
Gestantes e pacientes no período pós-operatório devem ter ainda mais cuidado, já que a massagem deve ser realizada de forma adaptada para essas condições.
Quais cuidados devo ter após a drenagem linfática?
Para manter os resultados da drenagem linfática por mais tempo, é importante que alguns hábitos sejam incorporados à rotina. Entre eles, a alimentação merece atenção especial. O consumo de sódio em excesso, aliado à baixa ingestão de água pode favorecer a retenção de líquidos e o inchaço. Para evitar isso, é importante reduzir o consumo de sal e de alimentos ultraprocessados, bem como aumentar o consumo de água para pelo menos 2 litros por dia.
As atividades físicas também são essenciais para evitar a retenção de líquidos. Em média, apenas 30 minutos de exercícios por dia são capazes de favorecer o funcionamento do organismo e estimular a eliminação dos líquidos acumulados.