Se você é mulher, provavelmente tem ou já teve celulite alguma vez na vida. A grande maioria de nós mulheres, temos uma maior predisposição de apresentarmos celulite devido ao hormônio feminino chamado estrogênio, considerado iniciador do processo e o principal responsável pelo agravamento da celulite.
Todavia, é preciso ficar claro que este não é o único responsável por essa alteração. Inúmeros outros fatores também contribuem para o seu aparecimento. Existem fatores primários ou determinantes dentre os quais estão, a genética, a idade, o gênero e os fatores hormonais como disse acima. E também existem os fatores secundários ou agravantes, que são a alimentação inadequada, o sobrepeso, sedentarismo, estresse, tabagismo, mal funcionamento intestinal (disbiose), entre outros.
Tendo em vista que a Alimentação pode contribuir tanto para a piora quanto para a melhora do quadro da celulite, elaborei algumas dicas de como você pode se alimentar melhor, afim de amenizar e prevenir a tão indesejada celulite:
Adicione alimentos prebióticos e probióticos na sua dieta. Exemplos: iogurtes, leites fermentados, kefir, batata yacon, alho, cebola, tomate, aveia, cevada, alcachofra, aspargo.
Coma mais alimentos ricos em Fibras. Exemplos: cereais integrais, farelo de aveia, cevada, frutas, verduras, legumes.
Beba mais água diariamente.
Inclua alimentos fonte de silício na sua dieta. Este mineral é responsável por favorecer a regeneração das fibras de colágeno e elásticas.Exemplos: aveia, cevada, nabo, feijão, avelã, centeio
Inclua alimentos antioxidantes na sua alimentação. Exemplos: açafrão, frutas cítricas (laranja, limão, tangerina) frutas vermelhas (morango, amora, açaí, mirtilo), linhaça, azeite de oliva extra virgem, uvas roxas e cacau.
Diminua a ingestão de alimentos ricos em açúcar e gordura, como os refrigerantes, doces, biscoitos recheados, frituras, alimentos industrializados em geral.
Fique atento a sua ingestão de Sódio. Alimentos enlatados, embutidos, salgadinhos, fast foods, molhos e temperos prontos, alimentos industrializados em geral apresentam na sua grande maioria altos teores desse mineral.
Lembrando sempre que os alimentos com propriedades benéficas pouco fazem isoladamente. Estes precisam fazer parte de uma alimentação equilibrada, acompanhada da prática de exercícios físicos regulares. A drenagem linfática manual também é um importante aliado, pois ajuda na eliminação de toxinas dos tecidos através do sistema linfático, tendo efeito benéfico na diminuição e prevenção da celulite.
Dúvidas ou sugestões de tema, entre em contato conosco pelo formulário abaixo ou pelo WhatsApp.
Referências bibliográficas:
ROSSI, A. B. R. Lipodistrofia ginoide : aspectos epidemiológicos clínicos histopatológicos e
terapêuticos. Tese (mestrado) – Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 1996.
Sociedade Brasileira de Nutrição Estética. Disponível em:
http://www.sbne.org.br/nutricao-aplicada-prevencao-tratamento-lipodistrofia-
ginoide-celulite.php. Acesso em 09 de maio 2016