“Movimentos Inadequados associados com a falta de consciência corporal podem gerar efeitos prejudiciais na coluna vertebral”
O Método Pilates vem emergindo como uma alternativa altamente eficaz no alívio e na prevenção de muitos problemas de coluna vertebral, corrigindo os desalinhamentos do corpo, além de proporcionar uma exploração profunda, eficiente e consciente dos movimentos.
A essência do Pilates permite ao seu praticante a obtenção de efeitos duradouros na sua postura e saúde de modo geral. Isto é possível pela utilização dos seis princípios chave do método, sendo estes os fatores primários que permitem uma maior otimização dos movimentos e controle da mente e corpo em atividade simultânea e organizada.
A coluna é capaz e realizar diversos movimentos, como a flexão, extensão, rotação e torção do tronco. Os músculos estáticos, localizados na região posterior da coluna, possuem a função de garantir o posicionamento das vértebras, equanto os discos intervertebrais e outras articulações da coluna absorvem os impacots e auxiliam na estabilidade e mobilidade do tronco.
Movimentos inadequados, associados com a falta de consciência corporal, podem gerar efeitos prejudiciais na coluna vertebral. Os ossos e articulações podem sofrer compressões e tensões desequilibradas e se degenerar. Os músculos podem perder a simetria na produção de força, interferindo no equilíbrio da postura e gerando a perda de mobilidade, alongamento e estabilidade.
Por uma questão mecânica, de descarga acentuada de peso, muitos problemas na coluna lombar são identificados na maior parte da população mundial, chegando a acometer até 95% da população em algum momento da vida.
Tais lesões são geralmente resultados de danos aos músculos paravertebrais e multífidos, que possuem importância fundamental no equilíbrio da postura e preservação da medula espinhal, em especial do plexo lombar.
Lesões nos membros inferiores, diminuição da flexibilidade dos músculos isquiotibiais e glúteos, também estão entre os causados dos problemas na coluna vertebral, assim como a assimetria no tamanho destes.
Uma lesão pode resultar em alterações na postura do indivíduo e produzir efeitos reflexos em outras áreas da coluna vertebral, como na coluna torácica e na coluna cervical.
A prática regular do Pilates aumenta a resistência dos músculos estáticos responsáveis pela postura, estabilizando a coluna e a cintura pélvica em todas as atividades laborais e de vida diária, seja nas posições estáticas ou dinâmicas.
Neste sentido, o Pilates segue em ascensão como resultante do seu potencial de oferecer benefícios à postura dos seus praticantes. Importante ressaltar que todos os benefícios somente serão possíveis se o método for utilizado de maneira estratégica, juntamente com profissionais qualificados e com uma prévia avaliação postural, específica para cada tipo de corpo.